Chapa 1 defende o Calendário Escolar conquistado pelos servidores

O calendário escolar sempre foi uma preocupação dos professores. Não foram poucas as tentativas da prefeitura de diminuir o tempo de recesso e das férias escolares. Há anos os secretários, as cozinheiras, os agentes operacionais e as equipes administrativas das escolas esperam pelo direito ao recesso de julho e por iniciar e terminar suas atividades junto com os professores. 

Desde que o Movimentação assumiu a direção do Sinsej em abril de 2010, a categoria foi chamada todos os anos para construir um calendário escolar que atendesse às expectativas dos trabalhadores. 

Um calendário único para escolas e CEi’s foi elaborado pelo Sinsej e pelos trabalhadores no final de 2012. 

Foi a primeira vez na história da categoria que um calendário feito pelos professores foi aceito pela secretária de educação e adotado pela rede. 

Infelizmente, o calendário construído pelo sindicato e pelos trabalhadores começou a ser desrespeitado pela secretaria de educação já em dezembro. Em 2013 a nova gestão municipal obrigou as cozinheiras, os agentes operacionais e as equipes administrativas a retornar ao trabalho dez dias antes dos professores. 

Além desse primeiro ataque, a secretaria de educação cortou o ponto facultativo de quinta-feira santa, eliminou uma semana do recesso de julho e estendeu o ano letivo até 20 de dezembro. 

Para a Chapa 1, a categoria não pode aceitar mudanças de calendário que aumentem o número de dias trabalhados. Esse é um ataque que só a Unidade, a Organização e a Luta da categoria vão afastar. 

E para isso a Chapa 1 reforça o seu compromisso de defender um calendário único para escolas e CEI’s; 

Um calendário que garanta duas semanas de recesso em julho. 

Um calendário que seja para professores, equipes administrativas, cozinheiras, secretários e agentes operacionais. 

Esse é mais do que um compromisso, esse é o trabalho que a chapa 1 já está fazendo pelos trabalhadores da rede municipal de educação de Joinville.

0 comentários:

Postar um comentário